Praia, Cabo Verde (PANA) - A seleção cabo-verdiana feminina de basquetebol qualificou-se, domingo, para a fase final do Afrobasket 2019, ao bater a sua similar da Guine Conakry por 60-48, no segundo jogo de apuramento, disputado no Pavilhão Desportivo Vavá Duarte, na cidade da Praia, apurou a PANA de fonte segura.
No primeiro jogo, disputado, sexta-feira última, também na capital cabo-verdiana, a vitoria tinha sorrido à equipa da Guine Conakry, mas uma diferença apenas de dois pontos (50-48), pelo que as Cabo-verdianas, ao vencerem o segundo jogo por uma margem de 12 pontos, ganharam o direito de participar na prova máxima de basquetebol feminino africano
Com esta vitoria, Cabo Verde conquistou a única vaga de apuramento atribuída ao vencedor da eliminatória de qualificação da Zona II do Desenvolvimento do Desporto Africano, uma vez que às seleções nacionais do Senegal e Mali, pertencentes à mesma região desportiva, já estavam qualificadas para o Afrobasket, por força dos resultados alcançados no torneio disputado em 2017.
A fase final do Afrobasket realiza-se em finais de agosto próximo, num país ainda a ser determinado pela Federação Internacional de Basquetebol (FIBA) África.
A edição de 2019 será o primeiro passo para a qualificação da representante da FIBA Árica para o torneio de basquetebol feminino nas Olimpíadas de Verão de 2020, em Tóquio, no Japão.
As seis equipas melhores qualificadas na fase final serão apuradas para os Torneios de Pré-qualificação do representante de África nas próximas Olimpíadas.
-0- PANA CS/DD 20maio2019