Agência Panafricana de Notícias

Seleção cabo-verdiana de futebol ruma para Camarões para CAN 2021

 

Praia, Cabo Verde (PANA) – A seleção cabo-verdiana de futebol (Tubarões Azuís) partiu nesta quinta-feira de manhá, para os Camarões, onde participará, pela terceira vez numa fase final de um Campeonato Africano das Nações (CAN) 2021, apurou a PANA, na cidade da Praia, de fonte segura.  

Conforme informações avançadas em conferencia de imprensa pelo presidente da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF), Mário Semedo,  equipa vai sem o selecionador principal, Pedro Leitão Brito (Bubista) e nem o capitão Marco Soares, que ainda estão a aguardar pelos resultados dos testes de covid-19 depois de ter contraído o vírus nesta semana.

A seleção viajou num voo charter da capital cabo-verdiana para a cidade camaronesa de Yaoundé,  com um comitiva constituída por 32 pessoas.

Mas há ainda três elementos a guardarem pelo resultado dos testes de covid-19, sendo que a expetativa da FCF é que, no dia da abertura da competição continental, todos estejam nos Camarões. 

Mario Semedo garantiu que, da parte da FCF, todo o esforço foi feito no sentido de garantir à seleção as condições ideais, dentro deste contexto da pandemia para que tudo corra da melhor forma em termos de alojamento, assistência médica ou medicamentosa.

O presidente da FCF recordou os condicionalismos impostos neste momento pandémico complicado e  que tiveram reflexos na preparação da seleção, com vários jogadores e elementos da equipa técnica a testarem positivos à covid-19, tendo sido assim impedidos de participar em muitas fases dos trabalhos programados inicialmente.    

“Graças à nossa equipa médica, muito competente, liderada por Humberto Évora, temos estado a lutar com esta situação e temos conseguido a recuperação de alguns casos”, regozijou-se.

Por sua vez, o diretor da seleção, Éder Semedo, adiantou que, em Yaoundé, cidade onde Cabo Verde vai estar na primeira fase do grupo, toda a logística está criada, pelo que, frisou, espera começar já nesta quinta-feira o primeiro dia de concentração.

O CAN 2021 disputar-se-á de 09 de janeiro a 06 de fevereiro próximo nos Camarões, e Cabo Verde partilha o Grupo A com a Etiópia, o Burkina Faso e os Camarões.

A estreia dos chamados “Tubaroes Azuis” no CAN 2021 realiza-se logo no dia da abertura, ou seja, a 09 de janeiro, frente à equipa nacional da Etiópia, que há já muitos dias, se encontra concentrada em Yaoundé, pronta para esta prova máxima de futebol a nível do continente africano.

-0- PANA CS/DD 06jan2022