Agência Panafricana de Notícias

Seita islamita Boko Haram na Nigéria mata seu porta-voz

Lagos, Nigéria (PANA) - O porta-voz da violenta seita islamita Boko Haram, Abou Qaga II, teria sido morto este fim de semana após profundas dissensões no seio do movimento, noticiou domingo a imprensa local, citando fontes de segurança.

De acordo com a fonte, que não verificou esta informação de maneira independente, Abou Qaga II, cujo verdadeiro nome é Mohammed ANWAL Kontangora, teria sido morto por ordem do chefe da seita, Abou Shekau, por tentativa de deserção após ter sido objeto de medidas de alta segurança.

Ele tinha sucedido a Abou Qaga II, capturado pelas agências nacionais de segurança em janeiro último e que está sob o controlo dos serviços de segurança do Estado.

A seita Boko Haram desencadeou desde 2009 uma campanha de terror no Norte da Nigéria, demaioria muçulmana, cometendo atentados, usando armas a fogo ou explosivos, que fizeram mais de mil e 200 mortos.

Boko Haram viu fracassar uma sua recente tentativa de negociar a paz com o Governo federal, por causa da retirada dos seus medianeiros que alegavam uma falta de sinceridade por parte do Governo.

-0- PANA SEG/ASA/SSB/MAR/DD15abril2012