Agência Panafricana de Notícias

Seita Boko Haram declara fidelidade ao grupo do Estado Islâmico

Lagos, Nigéria (PANA) - O líder da seita extremista islâmica Boko Haram, Abubakar Shekau, declarou a sua lealdade ao chefe do grupo terrorista do Estado Islâmico do Iraque e al-Sham (ISIS), Aboubakr Al-Qurashi, noticiou este domingo o jornal online nigeriano "Premium Times".

O jornal indicou que, numa mensagem áudio descarregada sábado da Internet, Shekau declarou que o seu grupo estende a mão ao ISIS com fundamento "nas disposições divinas do Santo Corão, como o indicou o Profeta Maomé".

Shekau disse que todo e qualquer muçulmano deve ter um líder "sob pena de morrer na ignorância. Enquanto a Boko Haram busca criar um califado islâmico no nordeste da Nigéria, o ISIS está a desenvolver um programa similar no Iraque e na Síria".

A Boko Haram sofreu recentemente pesadas perdas de vidas humanas na sequência dum ataque intensivo das forças armadas combinadas da Nigéria, do Tchad, do Níger e dos Camarões.

Apesar de não ter mencionado estes ataques intensivos contra o seu grupo terrorista, Shekau defendeu a necessidade de unidade a Boko Haram e o ISIS.

Shekau pronunciou, desta vez, a sua mensagem através dum registo áudio, e não vídeo, o seu estilo preferido. A autencidade do documento não pôde no entanto ser verificada de imediato.

-0- PANA VAO/ASA/BEH/FK/IZ 08março2015