Agência Panafricana de Notícias

Seis prisioneiros políticos libertos no Sudão

Cartum, Sudão (PANA) – Seis presos políticos, dos quais um jornalista, foram libertos da cadeia de Al-Obeida em Kordofan-Norte, no Sudão, terça-feira 24 horas após a libertação de Ibrahim Al-Cheikh, líder do Partido Sudanês do Congresso (SCP), declarou esta quarta-feira o secretário-geral deste partido da oposição, Abdul Qayom.

Entre as pessoas libertas figuram cinco estudantes filiados ao SCP, nomeadamente dois da Universidade de Cartum, dois da Universidade do Sudão e um da Universidade de Kordofan Oeste e um jornalista, Hassan Ishaq, do diário «Al-Jareedah » de Cartum.

Enquanto Al-Cheikh foi detido durante 100 dias, por qualificar de inconstitucional a formação pela autoridade de segurança de Forças Controversas de Apoio Rápido (RSF), o jornalista permaneceu em detenção durante três meses por ter coberto as atividades do SCP em Kordofan Oeste, declarou Qayom aos jornalistas em Cartum.

Ele afirmou que dois outros funcionários do SCP deviam ser libertos quarta-feira. Um deles é Siddeik Nourain, da Universidade de Kordofan Oeste, que assume o posto de secretário do SCP em Al-Nuhud, a 750 quilómetros a oeste de Cartum, a capital do Sudão, que esteve na cadeia de Al-Obeid durante oito meses sem julgamento.

A outra pessoa que deve ser libertada esta quarta-feira é Ibrahim Ahmed Salim, secretário do SCP na cidade de Fakuki, em Kordofan Oeste.

As autoridades sudanesas afirmaram que elas libertaram os membros do SCP para preparar uma atmosfera propícia para o diálogo nacional, uma iniciativa lançada pelo Presidente sudanês, Omar el-Béchir.

-0- PANA MO/SEG/AKA/IS/IBA/FK/TON 17set2014