Agência Panafricana de Notícias

Seis mortos em novo ataque de igreja na Nigéria

Lagos, Nigéria (PANA) – Homens armados atacaram quinta-feira à noite uma igreja no Estado de Gomba, no norte da Nigéria, matando seis fiéis, incluindo a esposa do pastor, e ferindo 10 outras pessoas, noticia sexta-feira a imprensa local.

Segundo o diário privado « Leadership », este ataque foi levado a cabo contra a igreja Deeper Life de Gombe, a capital do Estado, quinta-feira à noite.

O pastor da igreja, Johnson Jauro, citado pelo jornal, indicou que a sua esposa fazia parte das vítimas.

Embora a Polícia do Estado tenha confirmado o ataque, ela não forneceu balanço.

Este ataque, de que nenhum grupo ainda reivindicou a responsabilidade, segue-se a uma série de atentados coordenados contra igrejas que fizeram 49 mortos no dia de Natal.

Pelo menos 44 porcento das vítimas foram mortas no atentado contra a igreja católica Saint Theresa de Madalla, na região de Abuja.

A seita islamita Boko Haram reivindicou estes atentados e deu um ultimato aos Cristãos do Norte para deixarem esta região de maioria muçulmana sob pena de ser atacados novamente.

O Governo nigeriano instou os Cristãos a ignorar este ultimato que já expirou.

A Associação Cristã da Nigéria (CAN) exortou os seus membros a tomar as medidas necessárias para se defender contra outros ataques, o que faz recear a eclosão dum conflito inter-religioso no país mais povoado da África Subsariana.

Pour outro lado, presumíveis membros armados da Boko Haram atacaram uma família no bairro de Dala em Maiduguri, a capital do Estado de Borno (norte), matando um homem de 80 anos, Musa Durkuwa, e o seu filho, Usman Musa Durkuwa.

Segundo testemunhas citadas pelo diário « Leadership », o incidente ocorreu por volta das oito horas e 30 minutos (hora local) de quinta-feira, quando dois desconhecidos armados a bordo dum veículo sem matrícula dispararam contra o funcionário reformado na sua casa e abateram-no ao lado dos seus filhos.

A sua esposa, Hannatu Musa, foi ferida na perna e na mão e admitida no hospital.

Estes ataques tiveram lugar apesar da imposição do estado de emergência nalgumas localidades do Norte para conter as exações da Boko Haram.

-0- PANA SEG/FJG/JSG/IBA/MAR/TON 06jan2012