Túnis, Tunísia (PANA) - Seis emigrantes clandestinoss morreram no naufrágio do seu barco quinta-feira ao largo da costa tunisina, enquanto cerca de 30 outros estão desaparecidos, de acordo com um comunicado do Ministério tunisino da Defesa.
Os corpos das vítimas foram recuperados por unidades flutuantes da Marinha e Guarda Costeira que resgataram 34 emigrantes de várias nacionalidades africanas.
O comunicado de imprensa não precisa a causa da tragédia que ocorreu a cerca de 40 quilómetros de Zarzis, um porto no sul da Tunísia, perto da costa líbia.
Os sobreviventes disseram ter viajado da Líbia para a Itália e que o barco tinha 70 emigrantes a bordo.
Três unidades da Marinha estão atualmente a vasculhar a área em busca dos desaparecidos, disse o chefe do Crescente Vermelho Tunisino.
Segundo Mongi Slim, entre os sobreviventes estavam 26 Egípcios, três Sudaneses e dois Ivoirienses.
O Ministério da Defesa também relatou oito tentativas de migração irregular frustradas pela guarda costeira nas últimas 48 horas, ao largo de Sfax, um porto no centro-leste do país.
Durante estas operações, que se multiplicaram nas últimas semanas, apesar do mau tempo, marcado pelo frio intenso, foram detidos 130 emigrantes tunisinos e subsarianos.
-0- PANA BB/IS/MAR/DD 27jan2022