Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – Um padre e cinco fiéis foram mortos, este domingo, num ataque perpetrado contra uma igreja por um grupo de homens armados, em Dablo, cidade situada a 45 quilómetros de Barsalgo e a 90 quilómetros de Kaya, no centro-norte do Burkina Faso, soube-se de fontes de segurança.
Os assaltantes também incendiaram lojas de bebidas antes de fugirem, segundo as mesmas fontes.
"Neste domingo santo, os inimigos do nosso povo ousaram assassinar um padre e fiéis em plena celebração da missa. Depois dos protestantes, agora ataca-se os católicos para tentar opor as confissões religiosas num país onde ser muçulmano, católico, protestante nunca foi um elemento determinante”, esceveu o ministro burkinabe da Cultura, Abdoul Karim Sango.
O governante afirmou que o Burkina Faso representa um dos raros países onde a fronteira entre religiões nunca constituiu um dado fundamental, podendo numa mesma família encontrar-se muçulmanos, católicos e protestantes.
A 29 de abril último, um pastor e quatro fiéis foram abatidos, na aldeia de Silgadji, situada na comuna de Tongomayel, na província de Soum (norte), lembre-se.
A situação de segurança no norte do Burkina Faso é marcada por ataques perpetrados por terroristas, obrigando o Exército a multiplicar as operações nesta província.
-0- PANA TNDD/TBM/FK/IZ 12maio2019