Agência Panafricana de Notícias

Seis mortos e 11 feridos em confrontos no aeroporto da capital líbia

Tripoli, Líbia (PANA) – Os confrontos armados deste domingo entre grupos rivais nos arredores do aeroporto de Tripoli, capital líbia, fizeram seis mortos e 25 feridos, segundo um balanço preliminar dos serviços do Ministério líbio da Saúde citado pela cadeia de televisão al-Naabaa.

Os confrontos diminuíram de intensidade nos arredores do aeroporto, palco dos confrontos, situado a 30 quilómetros da capital líbia, enquanto os outros bairros da cidade estão calmos apesar duma tensão percetível entre a população, constatou um correspondente da PANA.

As populações de Tripoli despertaram este domingo com o barulho de explosões e de disparos de metralhadoras e outras armas pesadas a níveis do aeroporto local e da estrada que o liga a cidade bem como na zona oeste da capital líbia.

Obuses e foguetões caíram nos arredores do aeroporto de Tripoli, segundo testemunhas que precisam que incêndios deflagraram nos entrepostos das Alfândegas, enquanto várias viaturas de particulares estacionadas no parque foram danificadas.

Os confrontos armados ocorridos na estrada do aeroporto envolveram unidades provenientes da cidade de Zenten reputadas pela sua hostilidade às milícias islâmicas instaladas na base aérea de Maitigua (arredores de Tripoli) e na zona Wadi Rabii (sudeste) bem como noutros bairros no oeste da capital.

Vários grupos armados liderados pelo membro do Congresso Nacional Geral (CNG, Parlamento) para a cidade Misrata, Salah Badi, atacavam por seis eixos o aerporto de Tripoli, indicou a cadeia de televisão al-Aseema, notando que as forças encarregadas de garantir a segurança do aeroporto compostas essencialmente de grupos armados de Zenten repeliram este ataque e infligiram perdas aos assaltantes, sem mais precisões.

O Governo líbio ainda não reagiu, expondo-se assim a acusações de "incapacidade total" para gerir os assuntos do país a todos os níveis, nomeadamente de segurança, devido à omnipresença das milícias que controlam os locais estratégicos do Estado desde a destituição em 2011 do regime de Muamar Kadafi.

Todos os voos foram suspensos no aeroporto de Tripoli por três dias renováveis, indicaram fontes aeroportuárias que anunciam que a companhia aérea nacional Afriqiyah Airways transferiu os seus voos para o aeroporto de Misrata (220 quilómetros de Tripoli).

-0-PANA/AD/BY/BEH/FK/IZ 13julho2014