Agência Panafricana de Notícias

Seis mineiros clandestinos morrem em mina no Gana

Accra, Gana (PANA) - Seis mineiros de ouro clandestinos pereceram no desmoronamento de uma mina a céu aberto no Gana, noticiou terça-feira a imprensa local.

O acidente ocorreu segunda-feira em Ashanti, uma das quatro regiões do país que conheceram um recrudescimento da exploração clandestina das minas de ouro que, segundo peritos, destroem o ambiente e poluem as fontes da água potável.

Segundo a Polícia, 10 mineiros clandestinos estavam num fosso cavado quando o desabamento ocorreu, provocando a morte de seis deles e o ferimento grave de três, que estão a ser tratados num hospital local.

Um dos mineiros clandestinos conseguiu escapar na altura do desmoronamento.

Os 10 mineiros estavam a cavar clandestinamente numa zona pertente à companhia mineira "Owerman" e ficaram bloqueados a oito metros no sub-solo.

Estes acidentes são muito correntes nas explorações clandestinas de minas, e as perdas em vidas humanas que ocasionam estão longe de dissuadir os outros.

Para lutar contra este fenómeno, o Governo ganense instaurou uma "Task Force" composta principalmente por agentes de segurança, nas regiões de Ashanti, Oeste, Leste e Centro do país.

Centenas de Chineses que invadiram em massa estes setores que albergam minas de ouro foram repatriados antes de voltar ao Gana.

-0- PANA MA/SEG/BAD/JSG/IBA/MAR/IZ 27maio2014