Agência Panafricana de Notícias

$ Seis milhões para investidura de Presidente nigeriano Goodluck Jonathan

Lagos, Nigéria (PANA) – A investidura, a 29 de maio corrente, do Presidente Goodluck Jonathan, eleito o mês passado para um mandato de quatro anos à frente da Nigéria, vai custar um bilião de nairas (cerca de seis milhões e 381 mil dólares americanos) ao Tesouro Público, revelou o presidente do Comité de Investidura Presidencial, Yayake Ahmed.

« O orçamento inicial era de um bilião e 300 milhões de nairas (oito milhões e 296 mil dólares americanos) e foi depois reduzido para 830 milhões de nairas (cinco milhões e 296 mil dólares americanos). Contudo, poderá finalmente elevar-se para um bilião de nairas », precisou Ahmed, que é igualmente secretário do Governo federal.

Esta soma servirá nomeadamente para gerir todo o programa das festividades (banquete, jogo de futebol, reunião do Presidente com jovens de Lagos) bem como o dispositivo de segurança.

Sabe-se entretanto que este orçamento não deixará de suscitar críticas, num país onde a maioria dos Governos dos Estados não foram capazes de aplicar o novo salário mínimo nacional de 18 mil nairas (120 dólares americanos) por mês.

Segundo Ahmed, cerca de 15 chefes de Estado, dos 40 convidados, já confirmaram a sua presença na investidura prevista no Largo Eagle, em Abuja.

-0- PANA SEG/FJG/JSG/MAR/IZ 24maio2011