Conakry, Guiné (PANA) – Seis indivíduos, dos quais cinco Serraleoneses e um Guineense, estão em detenção vigiada, desde quarta-feira última, na Direção da Polícia Judiciária por posse e tráfico internacional de estupefacientes, soube a PANA de fonte policial.
Os seis indivíduos foram surpreendidos a bordo de um barco ostentando uma bandeira serraleonesa, que depois foi apreendida, por uma unidade de patrulha da Marinha Nacional, precisou a mesma fonte.
Revistas permitiram a descoberta de 120 pacotes de pó branco dissimulados em vários sacos.
Os 120 pacotes continham 2.319 plaquetas reconhecidas como cocaína, estimadas em duas toneladas 605 quilos, que, segundo a polícia, se juntaram a outros 300 quilos de cocaína apreeendidos nas mesmas condições em fevereiro último.
De acordo com várias fontes, vários altos responsáveis da Polícia e Gendarmaria estiveram implicados no tráfico de estupefacientes no país, onde uma apreensão importante foi feita em março último no porto artesanal de Conakry.
Os serviços anti-drogas e anti-crime organizado detiveram nessa época um oficial superior do Exército alegadamente implicado na importação de 600 caixas que continham 6.000 plaquetas de haxixe estimadas em 60.000.000.000 francos guineenses, ou seja, cerca de 5.000.000 euros.
Vários observadores afirmam que a existência de um vazio jurídico contra o tráfico de drogas favorece o comércio ilícito das mesmas no país.
-0- PANA AC/JSG/SOC/FK/DD 4agosto2022