Seis crianças mortas em explosão de engenho no norte do Uganda
Kampala, Uganda (PANA) - O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) exprimiu a sua tristeza pela morte trágica de seis crianças refugiadas sul-sudanesas uma explosão de engenho não explodido a volta dum acampamento de refugiados em Maaji II, a cerca de 450 quilómetros no norte de Kampala, a capital ugandesa, soube a PANA de fonte segura.
De acordo com um comunicado do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), quatro delas morreram no local e oito foram evacuadas para o Hospital de Adjumani, na mesma região.
Duas delas faleceram num hospital, três crianças foram submetidas a uma intervenção cirúrgica, duas em estado estável e um em estado por confirmar, lê-se na nota.
Estes menores desenterraram um foguete não explodido numa floresta perto do acampamento de Maaji, e o engenho explodiu quando estes brincavam com o objeto.
O ACNUR e os seus parceiros, nomeadamente o gabinete do primeiro-ministro e o Lutheran Word Federation, estão no terreno para assistirem os sobreviventes e apoiarem as famílias das vítimas.
"Eu estou chocado com esta perda trágica de vidas humanas e apresento as minhas sentidas condolências às famílias e amigos das vítimas”, lamentou o representante do ACNUR no Uganda, Joel Boutroue.
O ACNUR disse ter informado autoridades sobre este caso e apela-lhes para examinarem conjuntamente e com urgência o fenómeno de engenhos não explodidos, com todos os atores envolvidos.
Uma campanha de informação será lançada num futuro próximo para comunicar sobre o perigo dos ENEX em torno das intalações, indicou o ACNUR no seu comunicado.
-0- PANA MA/NFB/JSG/FKDD 18fev2021