Agência Panafricana de Notícias

Seis clandestinos subsarianos detidos em Marrocos

Rabat, Marrocos (PANA) - Seis candidatos à emigração clandestina originários da África Subsariana, foram detidos, quarta-feira à noite, pela Polícia marroquina em Tanger (norte), segundo as autoridades locais.

Os clandestinos subsarianos, cujas nacionalidades não foram reveladas, pretendiam chegar à costa norte do canal de Gibraltar a bordo dum barco de seis metros de comprimento e com um motor poderoso, precisa a Agência Marroquina de Notícias (MAP), notando que as pessoas em questão foram detidas num bairro da cidade de Tanger.

As autoridades marroquinas e espanholas reforçaram as medidas de controlo nos pontos de passagem no norte do reino marroquino onde algumas tentativas de emigração clandestina foram assinaladas ultimamente.

Os migrantes clandestinos subsarianos, detidos em Marrocos, são regualarmente repatriados após inquérito judicial, mas, nalguns caso, o fracasso em chegar ao Elderado europeu força-os a instalar-se nas grandes cidades do reino marroquino onde praticam pequenos ofícios ou a mendicidade para sobreviver.

-0- PANA HBK/SSB/MAR/IZ 22dez2011