Agência Panafricana de Notícias

Segurança de Nigéria merece atenção particular na França

Paris, França (PANA) – Uma "Cimeira de Paris para a Segurança na Nigéria” realizou-se sábado último em Elysée (Palácio Presidencial da França) para analisar a segurança deste país, por iniciativa do Presidente francês, François Hollande, soube a PANA de fonte oficial.

Nela participaram, além do anfitrião, os chefes de Estado do Benin, Boni Yayi, dos Camarões, Paul Biya, do Níger, Ibrahim Boubacar Keita, da Nigéria, Goodluck Jonathan, e do Tchad, Idriss Déby Itno, bem como representantes da União Europeia (UE), do Reino Unido e dos Estados Unidos, disse a fonte oficial.

O encontro culminou em várias decisões visando reforçar a cooperação entre os Estados da região a fim de permitir a libertação de 200 alunas raptadas há mais de um mês no norte da Nigéria e lutar mais largamente contra a seita islamita Boko Haram, responsável por este rapto.

«França, os Estados Unidos, o Reino Unido e a União Europeia comprometeram-se a apoiar esta cooperação regional e reforçar o dispositivo internacional de luta contra a Boko Haram e de proteção das vítimas», indica um comunicado da Presidência francesa.

Todos os participantes neste encontro reafirmaram o seu compromisso a favor dos direitos humano e, em particular, da proteção dos direitos das raparigas, vítimas de violências, de casamentos forçados ou de ameaças de escravatura.

A nível regional, a Nigéria e os seus vizinhos desenvolverão capacidades de análise e de reação que permitirão reforçar a segurança de todas as populações e o Estado de direito nas zonas afetadas pela ação terrorista da Boko Haram.

Para tal, a Nigéria e os seus vizinhos decidiram imediatamente, com base bilateral, proceder a patrulhas coordenadas com o objetivo de lutar contra a Boko Haram e buscar as mais de 200 meninas desaparecidas no norte nigeriano, instalar um sistema de partilha de informações a fim de apoiar esta ação operacional.

Os Governos nigeriano e dos países limítrofes decidiram igualmente criar mecanismos de troca de informações sobre os tráficos de armas e reforçar medidas de segurança dos estoques das Forças Armadas bem como mecanismos de controlo das fronteiras.

A nível multilateral, os participantes na reunião de Paris vão instalar uma célula de fusão de informações e também instituir uma equipa dedicada que identificará os meios a disponibilizar, numa primeira fase, e elaborará, na segunda fase, uma estratégia regional de luta contra o terrorismo no quadro da Comissão da Bacia do Lago Tchad.

«Esta abordagem inscreve-se na lógica da cimeira da Comissão da Bacia do Lago Tchad de 2012. Os Estados Unidos, o Reino Unido, França e a UE coordenarão o seu apoio a esta cooperação regional, dando a perícia técnica, programas de formação, apoios a programas de gestão dos espaços transfronteiriços”, sublinhou o comunicado do Elysée.

A nível internacional, os participantes comprometem-se a acelerar a tomada de sanções internacionais, em prioridade, no quadro das Nações Unidas, contra a Boko Haram, a Ansaru (Vanguarda para a Proteção dos Muçulmanos na África Negra), organização jihadista dissidente da Boko Haram e baseada no nordeste da Nigéria.

No âmbito da mesma luta que concerne igualmente aos principais responsáveis da Ansaru, a Cimeira de Paris para a Segurança na Nigéria vai mobilizar recursos a favor das zonas marginalizadas e das suas populações vulneráveis, nomeadamente mulheres expostas às violências.

Doadores de fundos a favor deste empreendimento serão mobilizados para promover o desenvolvimento socioeconómico das províncias abrangidas, com ênfase para a igualdade entre a mulher e o homem, os direitos das mulheres e das raparigas e o seu direito à educação.

Também serão reforçados a participação das mulheres em todos os processos de decisões, bem como o apoio às vítimas de violências sexuais, precisamente uma assistência jurídica e um apoio psicossocial.

Os participantes decidiram que o Reino Unido acolherá uma reunião ministerial de acompanhamento em junho próximo para avaliar os progressos feitos neste sentido.

-0- PANA BM/IS/FK/DD 19maio2014