Agência Panafricana de Notícias

Segundo caso de infecção do vírus AHIN1 descoberto na Líbia

Tripli- Líbia (PANA) -- Um segundo caso de infecção pelo vírus AH1N1 da gripe suína foi descoberto na Líbia num cidadão filipino, anunciou quinta-feira o Centro Nacional Líbio de Prevenção e Luta contra as Doenças Endémicas e Transmissíveis.
O cidadão filipino esteve em contacto com um Tailandês de 52 anos de idade no em quem o vírus foi detectado domingo último, à sua chegada a Tripoli via Dubai após ter gozado de férias na Tailândia.
O Centro Nacional Líbio de Prevenção e Luta contra as Doenças Endémicas e Transmissíveis indicou num comunicado que as outras pessoas que estiveram em contacto com o primeiro indivíduo contaminado pelo vírus da gripe suína foram tratadas e beneficiaram dum apoio psicológico e médico, precisando que os resultados das análises efectuadas nestas pessoas são negativos.
O comunicado acrescentou que equipas médicas líbias contactaram os passageiros do avião da companhia dos Emirados Árabes a bordo do qual viajaram, a 2 de Julho corrente, as duas pessoas infectadas pelo vírus da gripe aviária a fim de que elas se desloquem a estruturas sanitárias para análises sobre a doença.
As autoridades encarregues do sector da saúde tomaram igualmente medidas preventivas em relação a qualquer pessoa que desembarque na Líbia, em conformidade com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) que aumentou recentemente o estado de alerta sobre a gripe suína para o nível seis, ou seja o nível mais grave.