Agência Panafricana de Notícias

Segundo batalhão do Exército maliano já na base de Koulikoro para formação

Bruxelas, Bélgica (PANA) - Um segundo batalhão de 700 homens a formar chegou à base de Koulikoro (noroeste de Bamako), anunciou quarta-feira em Bruxelas o general Patrick de Rousiers, comandante-em-chefe da Missão Europeia de Treino e Formação do Exército Maliano (EUTM).

O batalhão substitui o primeiro grupo designado Waraba que deixou a base de Koulikoro depois de formado pelos instrutores da EUTM, revelou o general Patrick de Rousiers num briefing com a imprensa.

O programa de formação, que vai decorrer de junho a setembro, será preenchido por vários módulos, nomeadamente o manejo de armas, que é a formação de base, formações especializadas, incluindo a deteção e a neutralização de minas e outros engenhos explosivos, indicou o comandante-em-chefe da EUTM.

Ele lembrou que a EUTM está atualmente composta por 550 pessoas de 22 nacionalidades diferentes, das quais 410 baseadas em Koulikoro.

Dos 410 elementos baseados em Koulikoro, acrescentou, 220 são instrutores, 50 soldados de apoio médico e 140 da força de proteção.

Um efetivo de 60 pessoas está no Quartel-General da EUTM em Bamako para além de 20 oficiais peritos, um responsável pela vertente assistência-conselho da EUTM no quadro da reestruturação do Exército maliano, informou o general de Rousiers.

-0- PANA AK/TBM/IBA/MAR/DD 28junho2013