Agência Panafricana de Notícias

Segunda mulher candidata-se às eleições presidenciais no Congo

Brazzaville, Congo (PANA) - A presidente do Movimento para a Unidade, Solidariedade e Trabalho (MUST), Claudine Munrai, foi investida domingo em Brazzaville pelo seu partido como sua candidata às eleições presidenciais de 20 de março próximo, anunciou segunda-feira a imprensa local.

Ex-ministra do Comércio e Abastecimento, Munari foi demitida pelo Presidente congolês, Denis Sassou Nguesso, por se ter oposto à mudança de 20 de janeiro de 2002.

De 62 anos, Munari é a segunda mulher a candidatar-se às eleições presidenciais. Ela é membro da FROCAD (Frente Republicana para o Respeito da Ordem Constitucional e Alternância Democrática) e a sua candidatura eleva para 12 o número de candidatos.

Com a candidatura de Munari, as duas plataformas da oposição - a FROCAD, uma das principais coligações da oposição no Congo com a Iniciativa para a Democracia no Congo (LDC) - contam agora seis candidatos às presidenciais de 20 de março próximo.

Munari foi diretora do gabinete do antigo Presidente Pascal Lissouba, de 1992 a 1997, e ministra do Comércio e Abastecimento de Sassou Nguesso entre 2009 e 2015 antes de passar para a oposição.

Sassou Nguesso, investido pelo seu Partido Congolês do Trabalho, ainda não oficializou a sua candidatura às eleições presidenciais.

-0- PANA MB/BEH/MAR/TON 15fevereiro2016