Agência Panafricana de Notícias

Segunda fase de eleições legislativas egípcias

Cairo, Egito (PANA) – A segunda fase das eleições legislativas (Câmara Baixa) no Egito decorre esta quarta-feira nas províncias de Giza, Suez, Ismailia, Bani Suef, Sohag, Aswan, Beheirah, Sharqyah, e Monoufiah.

Estas eleições deverão durar dois dias, mas a segunda volta para os candidatos individuais (sistema uninominal), representando um terço dos assentos disponíveis no Parlamento, realiza-se na próxima semana.

O voto para os candidatos dos partidos (sistema proporcional), que constituem dois terços dos assentos, deve ter lugar quinta-feira.

As eleições em nove províncias, incluindo Cairo e Alexandria, decorreram durante a primeira fase na qual os Egípcios participaram massivamente (60 porcento) no processo numa atmósfera largamente pacífica.

O Partido Liberdade e Justiça, afiliado ao movimento dos Irmãos Muçulmanos, dominou esta primeira fase, recolhendo cerca de 48 porcento dos assentos disponíveis para os sistemas uninominal e da proporcional.

O partido salafista Al-Nour está na segunda posição, seguido do Kotla, um bloco de partidos liberais egípcios.

A terceira e última fase das eleições da Câmara Baixa no Egipto, que concernará nove províncias, deve ser organizada antes de meados de janeiro.

Trata-se das primeiras eleições neste país da África do norte desde a revolução de 25 de janeiro que destituiu o antigo Presidente Hosni Mubarak em fevereiro passado.

O processo eleitoral é considerado como as primeiras eleições livres e justas da história moderna deste país e um passo maior para a transferência do poder pelo Conselho Militar interino a uma autoridade civil eleita.

-0- PANA MI/VAO/NFB/JSG/CJB/TON 14dez2011