Agência Panafricana de Notícias

Secretário particular de governador estadual abatido na Nigéria

Lagos, Nigéria (PANA) – O secretário particular de Adams Oshiombole, governador do Estado de Edo, no sul da Nigéria, foi abatido por desconhecidos armados, anunciou sexta-feira a imprensa privada nigeriana.

Olaitan Oyerinde, sindicalista de carreira que militou ao lado de Oshiombole no tempo em que ele era presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Nigéria (NLC, sigla em inglês), foi morto na noite de quinta-feira na sua residência na cidade de Benin, capital estadual, segundo o jornal privado « Nation», sem acresentar mais detalhes.

Lembre-se que, na semana passada, um camião colidiu com a caravana do governador estadual, matando três jornalistas e o condutor do veículo, ao passo que eles voltavam duma reunião de campanha com vista à eleição dos governadores.

Na sequência deste incidente, o governador declarou que ele era alvo duma tentativa de assassinato.

A eleição neste Estado deveria ser renhida, porquanto o Partido Democrático Popular (PDP, noder) controlava este Edo antes de o seu mandato ser anulado por um tribunal, que decidiu que Oshiomble, do principal partido da oposição «Action Congress of Nigeria ( ANC, sigla em inglês) é o verdadeiro vencedor da eleição.

-0- PANA SEG/NFB/JSG/DIM/IZ 05maio2012