Agência Panafricana de Notícias

Secretário líbio cancela visita a Cabo Verde devido a golpe de Estado no Níger

Praia- Cabo Verde (PANA) -- O secretário-geral do Comité Popular (primeiro- ministro) da Líbia, Baghdadi Mahmoudi, adiou a sua visita a Cabo Verde, prevista para sexta-feira, devido à crise político-militar no Níger depois da destituição do regime do Presidente Mamadou Tandja por uma Junta militar, soube a PANA na Praia de fonte oficial.
A notícia do adiamento da visita foi revelada inicialmente por uma nota do Gabinete do primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, sem avançar as razões, mas o ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades, José Brito, confirmou que o facto se deve ao golpe de Estado no Níger.
O chefe da diplomacia cabo-verdiana disse ter recebido a informação na noite de quinta-feira a partir da Mauritânia, onde se encontrava Baghdadi Mahmoudi, lembrando que a Líbia e o Níger têm fronteira comum.
"Foi uma decisão de última hora e que está ligada ao golpe de Estado no Níger, que tem fronteira com a Líbia", disse José Brito, sublinhando tratar-se "apenas de um adiamento" e que os protocolos dos dois países deverão agora acertar nova data para a visita, que deverá acontecer "muito brevemente".
A visita de Baghdadi Mahmoudi tinha como objectivo a consolidação da cooperação bilateral com Cabo Verde, que vai ganhar novo alento com a abertura, para breve, de embaixadas em ambos os países.
Ela foi antecedida da deslocação a Cabo Verde de Said Arebi Hafiyana, enviado especial de Muamar Kahafi, que entregou uma mensagem do líder líbio ao seu homólogo cabo-verdiano, Pedro Pires, em Dezembro passado.
Na altura, o chefe da diplomacia cabo-verdiana anunciou para breve a realização de uma reunião da Comissão Mista de Cooperação destinada a dar seguimento aos projectos definidos na visita que o Presidente cabo-verdiano efectuou à Líbia em Junho de 2009.