Agência Panafricana de Notícias

Secretário francês para Cooperação esperado nos Camarões

Paris- França (PANA) -- O secretário de Estado francês para a Cooperação e Francofonia, Alain Joyandet, iniciará domingo próximo uma visita de trabalho de 72 horas nos Camarões, soube a PANA sexta- feira em Paris junto do seu gabinete.
Segundo a mesma fonte, Joyandet e o primeiro-ministro camaronês, Inoni Ephraim, balancearão segunda-feira de manhã em Yaoundé, a cooperação entre os dois países.
Paris decidiu perdoar, durante cinco anos, cerca de 537 milhões de euros das dívidas externas dos Camarões, no âmbito do Contrato de Desendividamente e Desenvolvimento (C2D).
Em contrapartida, o Governo camaronês comprometeu-se a alocar estes montantes à aducação, às infra-estruturas, à saúde, ao desenvolvimento rural e ao ambiente.
"O miinistro vai também visitar projectos de ordenamentos urbanos em Yaoundé financiados no quadro do C2D.
Importa salientar que os Camarões são os primeiros beneficiários da Ajuda Pública francesa à África Subsariana", de acordo com a mesma fonte.
O programa da estada do secretário de Estado francês prevê igualmente um deslocamento perto de Douala, a capital económica do país, onde visitará instalações da empresa das plantações de Haut Penja (SPHP) que produz ananás, bananas e pimenta.