Secretário de Estado francês junto do ministro da Europa e Negócios Estrangeiros aguardado no Gabão
Libreville, Gabão (PANA) - O secretário de Estado francês junto do ministro da Europa e Negócios Estrangeiros, Jean-François Lemoyne, é esperado esta quinta-feira em Libreville para uma visita oficial ao Gabão, soube a PANA de fonte oficial.
Durante a sua estada, Lemoyne será recebido em audiência pelo Presidente gabonês, Ali Bongo Ondimba, de acordo com a fonte.
Trata-se-á asism dum primeiro membro do Governo francês a visitar o Gabão desde as eleições presidenciais de agosto de 2016 no país.
Distúrbios seguiram-se a estas eleições e as relações entre a França e o Gabão estavam tensas.
Com a retomada em dezembro último do diálogo, suspenso há três anos, com a União Europeia (UE), as relações com a França parecem consolidar-se, nota-se.
Segundo a Presidência da República gabonesa, trata-se de explorar as vias e os meios para reforçar a cooperação bilateral e de amizade entre os dois países que remontam a vários anos.
Outros aspetos económicos e da luta contra a mudança climática estarão no centro da visita do governante francês que se avistará, nomeadamente, com os ministros gaboneses dos Negócios Estrangeiros, Alain-Claude Bilie-By-Nze e da Economia e Finanças, Jean-Marie Ogandaga.
No plano das trocas comerciais, sublinha a direção do Tesouro Público francês, “as exportações francesas para o Gabão diminuíram ligeiramente durante o primeiro semestre de 2019.
As vendas de França para o Gabão atingiram 218 milhões de euros, ou seja uma diminuição de 2,3 por cento, em relação ao ano de 2018 para o mesmo período”.
Por outro lado, Lemoyne aproveitará a sua estada no Gabão para lançar as obras de construção da nova embaixada de França no Gabão, indica-se.
-0- PANA LAW/JSG/FK/DD 9jan2020