Nairóbi, Quénia (PANA) - O secretário de Estado americano, Antony Blinken, insistiu na necessidade de uma cessação imediata das hostilidades, na Etiópia, e pediu a todas as partes para iniciarem conversações.
Blinken falava em entrevista ao secretário executivo da Autoridade Intergovernamental para o Desenvolvimento (IGAD), Workneh Gebeyehu, em Nairobi, com foco principalmente em questões regionais.
Um comunicado do porta-voz do Departamento de Estado americano diz que Blinken, que encerrou a sua visita de 48 horas ao Quénia, na quinta-feira, também discutiu sobre a situação no Sudão, no Sudão do Sul e na Somália com o presidente da IGAD.
Em relação ao Sudão, Blinken encorajou esforços regionais sustentados para o restabelecimento do Governo de transição liderado por civis e o retorno do primeiro-ministro Abdullah Hamdok, de acordo com a Declaração Constitucional, o levantamento do estado de emergência, a libertação de todos os civis detidos desde o golpe militar e a autorização de manifestações pró-democracia.
Ele afirmou o compromisso dos Estados Unidos com o povo do Sudão do Sul e observou a necessidade de Juba de cooperar no estabelecimento da paz e segurança.
Sobre a Somália, Blinken sublinhou a importância de finalizar as eleições nacionais até o final do ano, bem como o apoio de Washington à missão da União Africana pós-2021 para conduzir os esforços em de paz internacional.
-0- PANA MA/NFB/JSG/SOC/MAR/IZ 19nov2021