Secretário de Estado americano na Tunísia
Túnis, Tunísia (PANA) - O Secretário de Estado americano para a Defesa, Mark Esper, chegou a Túnis nesta quarta-feira, a primeira étapa duma digressão pelo Magrebe que o conduzirá à Argélia na quinta-feira e por Marrocos na sexta-feira.
Segundo fontes concordantes, deve discutir com os seus interlocutores a cooperação para a luta contra o terrorismo, a fim de garantir a estabilidade da região..
Em Túnis, ele vai encontrar-se com o Presidente tunisino Kaïs Saied e manterá conversas com o seu homólogo, Brahim Bartagi, antes de ir ao cemitério militar americano em Cartago, para prestar homenagem aos soldados americanos que morreram na África do Norte durante a Segunda Guerra Mundial.
Túnis e Washington mantêm uma cooperação estreita no domínio militar, especialmente em termos de formação e de segurança nas fronteiras do sul- tunisino..
Os Estados Unidos ajudaram, com a Alemanha, a criação dum sistema de vigilância eletrónica para evitar infiltrações a partir da fronteira com a Líbia, onde organizações jihadistas atuam, em particular Daesh (ISIS).
Em 2015, dois atentados sangrentos que mataram dezenas de turistas estrangeiros foram perpetrados na Tunísia por tunisinos da Líbia, onde receberam formação no funcionamento das armas.
A Tunísia é considerada como um importante parceiro dos Estados Unidos na luta contra o terrorismo.
O ex-Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, concedeu à Tunísia o estatuto de país aliado essencial não membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO).
O então Presidente tunisino, Béji Caid Essebsi, visitou Washington de 20 e 21 de maio de 2015.
-0- PANA BB/JSG/MAR 30setembro2020