Washington, DC, Estados Unidos (PANA) - O secretário de Estado americano, Antony Blinken, prestou homenagem ao arcebispo sul-africano Desmond Tutu, falecido no domingo, descrevendo-o como um "líder extraordinário".
“Eu junto-me ao Presidente Biden e à Primeira-Dama para lamentar a morte do arcebispo Desmond Tutu, um líder extraordinário que dedicou a sua vida a celebrar e promover a dignidade humana, a justiça e a moralidade. Ele era humilde, mas uma fonte de inspiração para o Mundo”, escreveu Blinken num comunicado à imprensa.
Para o chefe da diplomacia americana, a compaixão, a clareza moral e a luta intransigente do bispo Tutu contra a injustiça e a opressão ajudaram a tirar o seu país da escuridão do apartheid e a galvanizar as pessoas em todo o Mundo a lutar pelo que é justo.
"A sua voz sobreviverá por muito tempo e o seu legado continuará a ressoar como um presente para toda a humanidade", afirmou.
De acordo com o Blinken, o Mundo pode homenagear o bispo Tutu reorientando-se para o trabalho justo que guiou a sua vida, como a promoção do respeito pelos direitos humanos e da dignidade da pessoa humana, o reforço da igualdade, a proteção das liberdades fundamentais e a luta pela justiça racial.
Apresentou as suas sinceras condolências à família do bispo Tutu, ao povo sul-africano e aos milhões de pessoas em todo o Mundo que juntos "celebram a vida de uma figura excecional".
-0- PANA MA/NFB/JSG/SOC/MAR/IZ 27dez2021