Secretário de Estado americano esperado no Quénia
Washington DC, Estados Unidos (PANA) - O secretário de Estado americano, Antony Blinken, é esperado segunda-feira no Quénia, no quadro da sua primeira viagem ao continente africamo, informou quinta-feira um comunicado do Departamento de Estado americano.
Neste comunicado, o porta-voz do Departamento de Estado, Ned Price, disse que a digressão, marcada para 15 a 20 de novembro, e que o levará igualmente à Nigéria e ao Senegal, sublinha "a extensão das nossas relações com nossos parceiros africanos."
Durante a sua visita, Blinken "fará avançar a cooperação com África no tocante a prioridades globais comuns, incluindo o fim da pandemia da covid-19, o retorno a uma economia global mais inclusiva, a luta contra as mudanças climáticas e a promoção da paz e segurança", segundo a mesma fonte.
Blinken começa a sua digressão por Nairóbi, oande capital queniana, onde se encontrará com o Presidente Uhuru Kenyatta, e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Raychelle Omamo, "para afirmarmos assim a nossa parceria estratégica com o Quênia."
Durante o seu périplo, o secretário de Estado americano discutirá também assuntos atinentes aos interesses comuns dos dois países membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas, incluindo a segurança regional, a situação na Etiópia, na Somália e no Sudão, disse o porta-voz da diplomacia americana citada na nota.
Acrescentou que Blinken "promoverá a cooperação americano-queniana para acabar com a covid-19, melhorar o acesso à energia própria e proteger o meio ambiente."
O chefe da diplomacia americana aproveitar á a oportunidade para destacar o apoio dos Estados Unidos a "eleições pacíficas e inclusivas" no Quénia, em 2022.
Do Quénia, Blinken rumará então para Abuja, na Nigéria, onde se vai reunir com o Presidente Muhammadu Buhari, o seu vice. Yemi Osinbajo, e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Geoffrey Onyeama, para discutir o reforço da cooperação em matéria de segurança sanitária global, a expansão do acesso à energia e o crescimento económico, bem como a "revitalização da democracia ."
O chefe da diplomacia americana aproveitará a sua visita a Abuja para fazer um discurso sobre a política americano-africano antes de se encontrar com empresários nigerianos ligados ao setor digital.
Concluirá a sua viagem por Dakar, no Senegal, onde vai encontrar-se com o Presidente Macky Sall e a ministra dos Negócios Estrangeiros, Aïssata Tall Sall, para reafirmar a "estreita parceria" entre os dois países.
O porta-voz indica ainda que Blinken discutirá questões regionais e valores comuns com o Presidente senegalês, especialmente porque, frisou o seu país assumirá a presidência rotativa da União Africana a partir de fevereiro de 2022.
Além disso, o chefe da diplomacia americana participará em eventos que destacam as "relações comerciais sólidas" entre a América e o Senegal, promovem o papel das mulheres empresárias senegalesas e apresentam a parceria dos Estados Unidos na luta contra a pandemia da covid-19.
-0- PANA MA/NFB/JSG/SOC/MAR/DD 12nov2021