Washington, Estados Unidos, (PANA) - O Secretário de Estado americano, Antony Blinken, reuniu-se na segunda-feira com o Presidente deposto do Níger, Mohamed Bazoum, anunciou o Departamento de Estado americano.
Segundo um comunicado publicado pelo gabinete de imprensa do porta-voz do Departamento de Estado, o Blinken reafirmou que"um governo democraticamente eleito e dirigido por civis representa a melhor oportunidade para garantir que o Níger continue a ser um parceiro sólido em matéria de segurança e desenvolvimento na região".
Os Estados Unidos reiteraram igualmente o seu apelo à libertação imediata de todas as pessoas injustamente detidas na sequência do golpe militar de 26 de Julho.
O Presidente Bazoum foi demitido por soldados liderados pelo general Abdurahman Tchiani, que ignorou todos os apelos para a restauração do Presidente deposto.
O general Tchiani, que exigiu firmemente a retirada das forças francesas do país, falou de um período de transição de três anos, que foi rejeitado pela Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).
-0- PANA MA/NFB/JSG/MAR 10oct2023