Washington, DC, Estados Unidos (PANA) - O secretário de Estado americano, Antony Blinken, falou por telefone com o Presidente tunisino, Kais Saied, para discutir sobre os recentes acontecimentos, na Tunísia, anunciou o Departamento de Estado americano no domingo.
De acordo com um comunicado, as discussões centraram-se, entre outros assuntos, na formação de um novo Governo e em medidas para aliviar as dificuldades económicas.
Blinken "encorajou o estabelecimento de um processo de reforma transparente e inclusivo para enfrentar os desafios políticos, económicos e sociais significativos da Tunísia e para responder às aspirações do povo tunisino de mais progresso em termos de democracia".
A Tunísia está em crise política, desde a 25 de julho, depois que o Presidente Saied demitiu o primeiro-ministro Hichem Mechichi, congelou o Parlamento e levantou a imunidade de todos os parlamentares, depois de protestos violentos em várias partes do país e a situação económica e de saúde na Tunísia.
A 22 de setembro, reforçou estas medidas com a assunção de poderes executivo, legislativo e judiciário, invocando o artigo 80 da Constituição, que o autoriza a recorrer a tais medidas em caso de "perigo iminente", para justificar a sua avoação plena dos poderes como forma de "salvar o país".
Sob pressões internacionais, o Presidente nomeou a geóloga Najla Bouden Romdhane, como primeira-ministra, a 29 de setembro.
-0- PANA MA/NFB/JSG/SOC/MAR/IZ 22nov2021