Agência Panafricana de Notícias

Secretário de Estado adjunto americano para Médio Oriente visita Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) – O secretário de Estado adjunto americano encarregado do Médio Oriente, William Perez, iniciou esta quinta-feira à tarde uma visita de trabalho à Líbia, a primeira dum dirigente americano desde o ataque há 10 dias do Consulado dos Estados Unidos em Benghazi, soube a PANA de fontes oficiais em Tripoli.

A delegação americana, que integra o chefe do Comando das Forças Americanas em África (AFRICOM), o general Henri Ham, e outros responsáveis da segurança, manterá encontros com as altas autoridades líbias.

As duas partes deverão abordar as relações bilaterais e questões de segurança 10 dias após o ataque contra o Consulado americano em Benghazi, que fez quatros mortos, incluindo o embaixador dos Estados Unidos nam Líbia, Christopher Stevens.

Manifestações contra um filme islamófobo produzido nos Estados Unidos provocaram um ataque mortífero em que os assaltantes usaram armas de pequeno calibre, mas também foguetes RPG, destruindo o Consulado e matando quatros americanos, dos quais o embaixador.

O presidente do Congresso Nacional (Assembleia Nacional), a mais alta autoridade do país, Mouhamed Al Mikrifi, tinha acusado a organização Al-Qaeda de ter fomentado este ataque. Ele tinha prometido prender e julgar todas as pessoas implicadas no ataque.

Os Estados Unidos condenaram fortemente o ataque e enviaram 50 marines e aviões sem piloto para proteger as suas representações diplomáticas na Líbia, ao passo que informações indicam a presença de dois navios de guerra ao largo das costas líbias.

-0- PANA AD/IN/TBM/DIM/TON 20setembro2012