Agência Panafricana de Notícias

Secretário-Geral das Nações Unidas exprime preocupação com crise no Egito

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) – O Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, exprimiu de novo a sua profunda preocupação pela crise no Egito, durante um encontro com a alta representante da União Europeia (UE) para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança, Catherine Ashton.

A ONU declarou esta quinta-feira que Ban Ki-moon, que se encontrou com a alta funcionária da UE quarta-feira na sede da organização universal em Nova Iorque, partilhou a sua preocupação relativa às detenções no país e às manifestações de grande amplitude em que dezenas de pessoas morreram ou ficaram feridas.

Ele descreveu como um desenvolvimento positivo e importante o facto de Catherine Ashton se ter encontrado com o deposto líder egípcio, Mohamed Morsi, e reiterou o seu apelo para a libertação do ex-Presidente e dos altos responsáveis da Irmandade Muçulmana.

Catherine Ashton deslocou-se ao Cairo, a capital egípcia, durante esta semana e avistou-se com Mohamed Morsi.

O Egito registou uma transição democrática, com a eleição de Mohamed Morsi, após a destituição do Presidente Hosni Mubarak há dois anos na sequência dos protestos de massa similar aos observados noutras partes do Médio Oriente e da África do Norte no quadro da chamada « Primavera Árabe ».

-0- PANA AA/SEG/AKA/TBM/FK/TON 01agosto2013