Agência Panafricana de Notícias

Secretário-Geral das Nações Unidas condena ataque armado no Burundi

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) - O Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, condenou vigorosamente segunda-feira o ataque armado de domingo perto de Bujumbura, a capital do Burundi, que fez vários mortos e feridos e exortou as partes a demonstrar retenção.

Segundo fontes locais, pelo menos 36 pessoas teriam perdido a vida durante este ataque perpetrado por homens armados não identificados que dispararam contra um bar muito frequentado perto de Bujumbura.

Num comunicado transmitido à PANA em Nova Iorque, o Secretário-Geral afirmou que "este ataque insensato acontece num momento em que o Burundi tenta consolidar os recentes acervos na paz e na estabilidade após décadas de guerra civil".

Ele exprimiu as suas sinceras condolências às famílias das vítimas e disse esperar que os seus autores sejam rapidamente julgados.

Num relatório divulgado em dezembro passado, Ban Ki-moon sublinhara que a situação de segurança no país, embora relativamente estável em 2010, permanece uma preocupação com uma taxa elevada de atividades criminosas como roubos à mão armada, massacres e violência sexual e um "forte recrudescimento de violações dos direitos humanos".

-0- PANA AA/MA/ASA/TBM/SOC/MAR/TON 20set2011