Agência Panafricana de Notícias

Secretário-Geral da ONU visita quatro países africanos

Blantyre- Malawi (PANA) -- O Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon, visitará o Malawi e três outros países africanos no final de Maio corrente, soube-se de fonte onusina em Blantyre.
Anne Siddall, do gabinete do porta-voz do Secretário-Geral da ONU, indicou, numa entrevista excluvisa à PANA, que Ban Ki-Moon visitará igualmente o Uganda, o Burundi e a República Democrática do Congo (RDC) no seu périplo africano.
O SG da ONU vai deslocar-se a África depois de participar, a 28 de Maio, no Fórum sobre o Diálogo das Civilizações, no Rio de Janeiro, no Brasil.
"O Secretário-Geral visitará o Malawi, de 29 a 30 de Maio", indicou Siddall, acrescentando contudo que "os pormenores do seu itinerário ainda não estão confirmados".
Contudo, os documentos transmitidos à PANA pelo gabinete do Secretário-Geral da ONU indicam que, no Malawi, Ban Ki-Moon vai colocar no centro das suas preocupações os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM).
"É assim que ele visitará um projecto da aldeia do Milénio que expõe os progressos do Malawi em matéria de alcance dos ODM.
Ele vai reunir-se igualmente com decisores políticos deste país", segundo as mesmas fontes.
No Uganda, Ban Ki-Moon vai consagrar-se a uma conferência do Tribunal Penal Internacional (TPI) onde pronunciará um discurso importante na cerimónia de abertura, antes de se reunir com os dirigentes políticos deste país.
No Burundi, o Secretário-Geral vai interessar-se pelos esforços de manutenção da paz que a organização mundial inicia neste país dos Grandes Lagos.
Além da reunião com a elite política burundesa, a visita de Ban Ki-Moon vai centrar-se na reconciliação nacional, no progresso democrático, no relançamento económico e social e na segurança.
Do Burundi, Ban Ki-Moon vai rumar para a RD Congo onde ele abordará com dirigentes deste país o novo plano de cooperação entre as Nações Unidas e a RD Congo.