Secretário-Geral da ONU visita a RDC durante três dias
Kinshasa, RD Congo (PANA) - O Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, efetua uma visita de três dias à República Democrática do Congo (RDC), a partir deste sábado, de acordo com um comunicado emitido pelo seu porta-voz, Stéphane Dujarric.
Fazer um balanço da resposta à epidemia de Ébola será o principal foco da sua visita, em particular à luz do anúncio feito sexta-feira pela Organização Mundial da Saúde (OMS) de que "já se ultrapssasou a barra dos três mil, incluindo mais de dois mil mortos", disse Dujarric.
Além disso, na sexta-feira, as autoridades sanitárias ugandesas confirmaram um novo caso de ébola no país, sendo uma menina de nove anos que atravessou a fronteira proveniente da RDC.
Segundo o porta-voz, o secretário-geral passará o dia em Goma, onde manterá reuniões sobre questões humanitárias e sobre a avaliação da implementação do mandato da missão de manutenção da paz das Nações Unidas para proteger os civis, consolidar a paz e estabilizar o país.
No domingo, ele vai viajar para Mangina, onde o primeiro caso de Ébola foi identificado há um ano. O Secretário-Geral visitará um Centro de Tratamento de Ébola no local e se reunirá com sobreviventes da doença e trabalhadores de saúde.
No mesmo dia, deslocar-se-á a Beni, onde expressará a solidariedade da ONU para com as vítimas da insegurança, antes de participar numa cerimónia de deposição de coroas em memória dos de soldados da paz tomados.
O Secretário-Geral partirá em seguida para Kinshasa, onde se encontrará segunda-feira com o Presidente da República, Felix Tshisekedi, altos responsaveis governementais, membros da oposição e representantes das organizações da sociedade civil.
-0- PANA AR/NFB/DIM/IZ 31ago2019