Agência Panafricana de Notícias

Secretário-Geral da ONU visita Côte d'Ivoire, Nigéria e Etiópia

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) – O Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai deslocar-se à Côte d’Ivoire, à Nigéria e à Etiópia, declarou quinta-feira o porta-voz das Nações Unidas, Martin Nesirky.

Nesirky declarou à PANA em Nova Iorque que a primeira escala de Ban será a Côte d’Ivoire onde ele assistirá sábado à investidura de Ouattara na capital, Yamoussoukro, antes de rumar para Abidjan com vista a reunir-se com os Capacetes Azuis e com o resto do pessoal da Missão das Nações Unidas na Côte d’Ivoire (ONUCI).

Nesirky declarou que o Secretário-Geral visitará igualmente um campo de deslocados internos.

Ele indicou que as deslocações para a Nigéria e a Etiópia entravam no quadro da campanha mundial para a saúde « Cada Mulher, Cada Criança » lançada no mês de setembro do ano passado durante a Cimeira dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) na sede da ONU em Nova Iorque.

Ele acrescentou que na Nigéria « que tem uma das taxas de mortalidade materna mais elevadas da África Subsariana, Ban Ki-moon deve visitar um hospital e um centro de saúde que fazem enormes progressos na luta contra este flagelo ».

O porta-voz declarou igualmente à PANA que o responsável máximo da ONU vai encontrar-se com o Presidente nigeriano, Goodluck Jonathan, e com outros membros do seu Governo.

« Na Etiópia, o Secretário-Geral visitará um programa sanitário rural que forma as jovens mulheres a fazer face aos problemas de saúde das suas comunidades e que é considerado como um modelo para o continente. Ele vai reunir-se igualmente com o primeiro-ministro etíop , Meles Zenawi, e com os outros dirigentes que participam na Cimeira do Fórum Índia-África em Addis Abeba, na Etiópia”, declarou Nesriky.

Além disso, os membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas enviaram uma missão à Etiópia, ao Sudão e ao Quénia para discutir os problemas de paz e segurança na região.

Um comunicado do Conselho obtido pela PANA indica que esta missão vai deixar Nova Iorque sexta-feira, antes de efetuar uma primeira escala em Addis Abeba onde os seus membros vão discutir uma série de questões com responsáveis da União Africana (UA), estando igualmente previsto um encontro com o Presidente etíope, Girma W. Lucha.

O comunicado acrescenta que a missão vai deslocar-se depois ao Sudão antes de Nairobi, no Quénia, onde ela vai abordar a situação na Somália com as autoridades locais antes de regressar a Nova Iorque, a 26 de maio.

-0- PANA AA/VAO/TBM/SOC/MAR/IZ 20maio2011