Agência Panafricana de Notícias

Secretário-Geral da ONU reitera apelo para "cessação imediata" de combates no Sudão

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) - O Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, reiterou no fim de semana o seu apelo para a cessação imediata dos combates nos Estados do Kordofan Sul e do Nilo Azul no Sudão e para o acesso das agências humanitárias às zonas afetadas.

Um comunicado entregue à PANA em Nova Iorque indica que « Ban Ki-moon está profundamente preocupado pela deterioração da segurança nestes dois Estados do Sudão ».

Ele notou que o Kordofan Sul e o Nilo Azul foram teatro de combates que opuseram as forças governamentais aos membros do Exército Popular de Libertação do Sudão (SPLA, sigla em inglês).

« O Secretário-Geral exortou as partes a cessar imediatamente todas as hostilidades e a faciltiar o acesso das agências humanitárias às zonas afetadas para que elas possam distribuir os socorros vitais às populações civis », indica o comunicado.

Ban Ki-moon saudou contudo os recentes esforços do primeiro-ministro da Etiópia, Meles Zenawi, para ajudar as duas partes a resolver o seu diferendo de maneira pacífica.

As Nações Unidas lançaram, no mês passado, um apelo para inquéritos aprofundados sobre as violações do Direito internacional cometidas no Kordofan Sul, que, disse, poderão, se forem verificados, constituir crimes contra a humanidade ou crimes de guerra.

-0- PANA AA/MA/ASA/TBM/SOC/MAR/IZ 04set2011