Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) - O Secretário-Geral da ONU, António Guterres, alertou que várias partes da região etíope de Tigré "estão à beira da fome".
"A situação só vai piorar a menos que o financiamento necessário seja aumentado e o acesso humanitário melhorado. As medidas que tomamos agora podem fazer a diferença entre a vida e a morte para muitas pessoas", disse Guterres num tweet.
As Nações Unidas e algumas de suas agências, organizações humanitárias e sociedade civil continuam a alertar sobre o agravamento da situação humanitária, alimentar e de segurança em Tigré, e pedem ação para evitar fome generalizada.
Os combates em Tigré começaram, a 04 de novembro de 2020, entre forças do Governo federal sediado, em Addis Abeba, e forças regionais leais à Frente de Libertação do Povo de Tigré.
Algumas partes desta região assolada por conflitos permanecem acessíveis em geral, mas as necessidades "significativas" excedem as capacidades atuais e a maioria das zonas rurais estão "privadas de eletricidade e comunicações", de acordo com o Gabinete de Coordenação Assuntos Humanitários da ONU (OCHA).
-0- PANA MA/NFB/JSG/SOC/MAR/IZ 08junho2021