Agência Panafricana de Notícias

Secretário-Geral da ONU pede respeito de embargo de armas contra Côte d'Ivoire

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) – O Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, lançou um apelo para o respeito total do embargo de armas imposto à Côte d'Ivoire, após informações segundo as quais a Bielorrússia teria fornecido helicópteros de combate às forças leais ao Presidente ivoiriense cessante, Laurent Gbagbo.

« O Secretário-Geral soube com uma profunda preocupação que três helicópteros de combate e material provenientes da Bielorrússia teriam sido entregues a Yamoussoukro às forças leais a Gbagbo » declarou um comunicado das Nações Unidas divulgado segunda-feira.

O comunicado sublinhou igualmente que « o Secretário-Geral exige o respeito total do embargo de armas e advertiu tanto os fornecedores deste material militar como Gbagbo de que uma medida será tomada em resposta a esta violação do embargo imposto à Côte d'Ivoire desde 2004 ».

« O Secretário-Geral espera que o Conselho de Segurança estude a necessidade de convocar o mais breve possível uma reunião do Conselho de Segurança para discutir a questão », indica o texto.

Segundo o comunicado, o Secretário-Geral das Nações Unidas instou o chefe da missão da ONU na Côte d'Ivoire a supervisionar estritamente a situação e a tomar todas as medidas necessárias, no quadro do seu mandato, para se assegurar de que o material entregue não está a ser utilizado.

Na semana passada, o Secretário-Geral reiterou as suas profundas preocupações face à deterioração da situação na Côte d'Ivoire, onde o chefe de Estado cessante, Laurent Gbagbo, e o candidato da oposição, Alassane Ouattara, reivindicam a vitória na segunda volta das eleições presidenciais de 28 de novembro de 2011.

A maioria da comunidade internacional reconheceu a vitória de Ouattara e exigiu a demissão de Gbagbo.

-0- PANA AA/VAO/ASA/TBM/SOC/MAR/TON 1março2011