Secretário-Geral da ONU homenageia cidadãos da RDC e capacetes azuis
Kinshasa, RD Congo (PANA) – O Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, saudou no fim de semana a coragem dos cidadãos da República Democrática do Congo (RDC) bem como o sacrifício dos soldados da paz mortos em serviço, no país.
Guterres falava durante uma conferência de imprensa, no segundo dia da sua visita à RD Congo, em Beni, o epicentro da epidemia mortal do vírus de Ébola, no país, e onde os habitantes estão confrontados com outros problemas graves tais como o sarampo, o paludismo e a cólera, bem como a insegurança.
Ele disse esperar que a sua presença reafirme o seu apoio total à MONUSCO (Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização da RDC), na luta contra os grupos armados que espalham o medo e a morte.
"A MONUSCO e os seus parceiros, incluindo as Forças Armadas da RDC e a Polícia Nacional congolesas, continuam a trabalhar juntos para restabelecer a paz e a segurança na localidade”, afirmou.
Segundo um comunicado das Nações Unidas, o responsável da organização universal também apresentou as suas condolências às famílias e aos próximos das vítimas da violência, na RDC.
Também apelou a todos os grupos armados para cessar imediatamente os seus ataques contra a população civil e contra as forças de segurança incumbidas de proteger os habitantes da RDC.
"Os capacetes azuis pagaram um pesado tributo ao serviço da paz. Mas isso só reforça a nossa determinação. Nós faremos o nosso possível para pôr termo ao flagelo da insegurança nesta localdiade. É importante que a população de Beni saiba que nós ouvimos os gritos de angústia”.
Guterres acrescentou que o sistema das Nações Unidas está determinado a apoiar as autoridades da RDC, as comunidades locais e os atores da sociedade civil na luta contra a insegurança, acrescentando que ele abordará nos próximos dias a questão com as autoridades nacionais na capital congolesa, Kinshasa.
-0- PANA MA/RA/AKA/TBM/FK/IZ 02set2019