Agência Panafricana de Notícias

Secretário-Geral da ONU exige fim de violência no Egipto

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) – O Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, apelou aos Egípcios à retenção e a pôr termo às violências após manifestações populares por reformas políticas e pela demissão do Presidente Mohamed Hosni Moubarak, no poder há 30 anos.

Num comunicado publicado na sede da ONU em Nova Iorque, ele exortou igualmente o Governo egípcio "a considerar as manifestações como uma oportunidade de resolver as preocupações legítimas do povo".

« As Nações Unidas acompanham de perto as manifestações em curso e as tensões no Egipto e na região », indicou o porta-voz da ONU, Martin Nesirky, adiantando que a ONU iria continuar a acompanhar a situação no Egipto e em outras partes da região e que estava pronta para dar a sua assistência.

Segundo informações relatadas pela imprensa, a Polícia confrontou-se com milhares de Egípcios que desafiaram a interdição do Governo de protestar contra o regime do Presidente Hosni Moubarak, no poder desde 1981, tendo disparado balas de borraca e granadas lacrimogéneas e detido vários manifestantes.

-0- PANA AA/BOS/AKA/JSG/SOC/MAR/TON 28jan2011