Agência Panafricana de Notícias

Secretário-Geral da ONU deplora confrontos no sul Sudão

Nova Iorque- Estados Unidos (PANA) -- O Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, exprimiu as suas profundas preocupações pelos ataques e contra-ataques ocorridos no sul Sudão, instando todos os grupos a resolver os seus diferendos por meios pacíficos, indica um comunicado publicado em Nova Iorque.
"Ele exortou igualmente o Governo do sul do Sudão a garantir a protecção das populações civis e a trabalhar com a Missão das Nações Unidas no Sudão (UNMIS) para reforçar os mecanismos de segurança, atacando as causas profundas das tensões e fazendo face à situação humanitária, acrescentou o comunicado.
A UNMIS foi instaurada em Março de 2005 pelo Conselho de Segurança da ONU para apoiar a aplicação do Acordo de Paz Global assinado a 9 de Janeiro de 2005 entre o Governo sudanês e o Movimento de Libertação do Povo do Sudão (SPLA).
Segundo o Secretário-Geral da ONU, a redução da violência e a reconciliação entre as tribos do sul do Sudão são essenciais para as próximas eleições previstas para 2010 e para o referendo que terá lugar em 2011.
A ONU lembra que, na semana passada, um ataque levado a cabo pelos membros da tribo Lou-Nuer contra uma outra aldeia Dinka na região oriental de Twic fez 46 mortos e 15 feridos graves.