Agência Panafricana de Notícias

Secretário-Geral da ONU condena ataques terroristas no Cairo

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) - O Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki-moon, condenou a onda de atentados terroristas no Cairo (Egito) que teria custado a vida a pelo menos seis pessoas e feito várias vítimas, no fim de semana.

Num comunicado da ONU divulgado em Nova Iorque, Ban Ki-moon considera que "nenhuma causa pode justificar tais atos de terrorismo", e apresenta as suas condolências às famílias das vítimas bem como ao Governo e ao povo egípcios.

Ele apelou igualmente para que os autores destes ataques mortíferos sejam julgados.

"Na minha opinião, eleições legislativas e presidenciais credíveis numa atmosfera livre e aberta são etapas cruciais em prelúdio à transição", afirmou o Secretário-Geral da ONU, encorajando os Egípcios a chegar a um entendimento,

Segundo ele, a proteção dos direitos humanos e a participação das mulheres em particular são uma base essencial para o futuro.

Em julho passado, manifestações renovadas durante as quais dezenas de pessoas foram mortas e feridas conduziram o Exército a destituir o Presidente Mohamed Morsi e à instaurar um Governo interino.

Uma nova Constituição foi adotada durante um referendo no início do mês de janeiro.

-0- PANA AA/SEG/AKA/TBM/MAR/IZ 26jan2014