Agência Panafricana de Notícias

Secretário-Geral da ONU condena ataques contra civis na RDC

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) – O Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, condenou sexta-feira os recentes atos de violência cometidos no leste da República Democrática do Congo (RDC) e exortou todas as partes a comprometerem-se no processo político que visa resolver as causas do conflito.

Segundo um comunicado da ONU, Ban Ki-moon manifestou a sua preocupação depois dos bombardeaments cegos perpetrados pelos rebeldes do M23 que fizeram mortos e vários feridos no seio das populações civis nas províncias do Leste e nas zonas fronteiriças com o Rwanda.

Um capacete azul morreu igualmente num dos ataques lançados quarta-feira.

Ban Ki-moon exortou igualmente todos os atores da região a "demonstrar o máximo de contenção e a abster-se de qualquer ato ou propósito que poderia agravar a situação".

O Secretário-Geral da ONU exortou ainda todos os países que possuem uma certa influência na região a contribuirem para acalmar as tensões.

Ban Ki-moon disse que as Nações Unidas estão determinadas a tomar todas as medidas necessárias para proteger os civis no leste da RDC, adiantando que as pessoas mal intencionadas e as que violam o direito internacional devem ser processadas judicialmente.

-0- PANA AA/SEG/ASA/TBM/CJB/TON 30ago2013