Agência Panafricana de Notícias

Secretário-Geral da ONU condena ataque contra residência do Presidente guineense

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) – O Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-Moon, condenou terça-feira o ataque contra a residência do Presidente guineense, Alpha Conde, e apelou a todos os cidadãos para evitar atos que possam minar o processo de democracia em curso neste país da África Ocidental.

Segundo um comunicado da ONU transmitido à PANA, em Nova Iorque, Ban Ki-Moon afirmou “que nenhum desacordo, nenhuma divergência pode justificar o recurso à violência numa democracia ».

Também apelou a todos os Guineenses para protegerem a governação democrática e a assegurar uma coexistência pacifica neste país.

Conde entrou em funções depois de ganhar as eleições presidenciais de novembro último organizadas na sequência de esforços de um Governo interino para restaurar a democracia.

Após a morte do Presidente Lansana Conté, sucessor do pai da independência da Guiné, Ahmed Sékou Touré, o capitão Moussa Dadis Camara instalou-se no poder em 2008 por um golp de Estado militar.

Mais tarde, a junta militar por ele criada cedeu o lugar a um Governo de transição sem Moussa Dadis Camara, afastado do país depois dum atentado de que foi vítima.

-0- PANA AA/VAO/AKA/SSB/IZ 20julho2011