Agência Panafricana de Notícias

Secretário-Geral da ONU condena ataque terrorista no Quénia

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) - O Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, condenou o ataque contra civis em Mandera, no nordeste do Quénia, que teria feito pelo menos 36 mortos.

"Ban apresentou as suas condolências às famílias das vítimas, bem como ao povo e ao Governo do Quénia", indicou o porta-voz do Secretário-Geral num comunicado de imprensa.

O Secretário-Geral da ONU apelou às autoridades quenianas a tudo fazer para deter o mais rápido possível os autores do ataque e julgá-los.

Ele reafirmou igualmente o apoio das Nações Unidas aos esforços do Quénia para combater o terrorismo e garantir a segurança da população em conformidade com o direito internacional e às obrigações do Quénia em matéria de respeito dos direitos humanos.

Segundo a imprensa, homens que se reivindicaram do grupo extremista Al-Shabaab atacaram operários não muçulmanos em Mandera, uma cidade situada na fronteira entre o Quénia e a Somália, matando pelo menos 36 pessoas.

Este é o segundo ataque perpetrado em Mandera depois da morte de 28 passageiros dum autocarro há dez dias.

As operações do grupo Al-Shabaab semearam o terror na Somália e no Quénia nos últimos anos com ataques coordenados levados a cabo contra hotéis, centros comerciais e outras infraestruturas.

-0- PANA AA/SEG/NFB/JSG/MAR/TON 03dez2014