Agência Panafricana de Notícias

Secretário-Geral da ONU condena ataques de Boko Haram na Nigéria

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) – O Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, condenou esta segunda-feira em Nova Iorque os atentados à bomba de 2 de outubro último na periferia de Abuja, capital federal da Nigéria, e os múltiplos ataques suicidas do dia 1 do mesmo mês na cidade de Maiduguri, capital do Estado de Borno (nordeste), perpetrados por supostos elementos da seita Boko Haram.

Segundo um comunicado publicado na sede da ONU, Ban Ki-moon considerou que «o prosseguimento das violências pelo Boko Haram representa um desrespeito pelo direito internacional, pela humanidade e pela fé religiosa ».

Ele apresentou as suas sentidas condolências às famílias das vítimas e ao Governo da Nigéria e desejou rápidas melhoras às pessoas feridas.

Ban Ki-moon reiterou o apoio da ONU ao Governo nigeriano na sua luta contra o terrorismo e notou a importância vital e a obrigação de respeitar as leis humanitárias, os direitos humanos e o direito internacional dos refugiados na luta contra o terrorismo.

-0- PANA AA/VAO/MTA/BEH/FK/TON 05outubro2015