Agência Panafricana de Notícias

Secretário-Geral da ONU apela a vigilância contra Ébola

Túnis, Tunísia (PANA) - O Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, apelou terça-feira a todas as partes interessadas a manter os esforços desdobrados para fazer face à doença do Ébola e garantir os meios necessários para a erradicação da epidemia e aliviar as sociedades.

Diante da Assembleia Geral sobre Ébola, Ban Ki-Moon indicou que são necessários recursos suplementares para satisfazer as necessidades e supervisionar as cadeias de contaminação para erradicar a epidemia.

Ele apelou aos países-membros para a vigilância e para dar prioridade à luta, sublinhando que a ONU, através da Missão para a Ação de Emergência contra o Ébola, iria incrementar os seus esforços, sob a liderança do seu novo representante, Ismael Ahmed .

"Priorizamos a vigilância sanitária das doenças, a segurança alimentar, a reabertura das escolas e a ajuda das crianças orfãs da doença", disse.

Segundo ele, o vírus mortal destruiu sociedades, o modo de vida, a maneira de enterrar os mortos e a de cuidar dos próximos que vivem os seus últimos dias.

Ele exortou a trabalhar juntos para resistir de maneira duradoura nos países afetados com vista a fazer face a qualquer outra doença no futuro.

-0- PANA AD/IN/JSG/MAR/TON 21jan2015