Agência Panafricana de Notícias

Secretário-Geral da ONU advoga calma e moderação no Burundi

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) - O Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ON), Ban Ki-moon, apelou quarta-feira a todas as partes no Burundi para demonstrarem calma e moderação.

Na sequência das informações sobre convulsões políticas no Burundi, é necessário preservar a paz e a estabilidade, declarou a jornalistas da ONU em Nova Iorque o porta-voz onusino , Stéphane Dujarric.

"Estamos a acompanhar a partir daqui, com uma grande preocupação, os desenvolvimentos no terreno no Burundi", disse Dujarric apelando com insistência a todas as partes para darem prova de calma e moderação.

Lembrou a todos os líderes burundeses a necessidade de preservarem a paz e a estabilidade "num país que sofreu tão cruelmente de precedentes episódios de violência", frisando que a ONU está a avaliar os desenvolvimentos que se seguem a uma situação "muito incerta".

Segundo o porta-voz, a sede da ONU está em contacto com o seu enviado especial para a Região dos Grandes Lagos, Said Djinnit, atualmente em Dar es-Salaam, na Tanzânia, na perspetiva de uma cimeira da Comunidade Económica da África Oriental (CEA) com como pano do fundo a situação desordeira prevalecente no Burundi.

A tensão pairava no Burundi há várias semanas antes das eleições previstas em junho próximo e a violência eclodiu após o Conselho Nacional para a Defesa e Democracia-Forças para a Defesa da Democracia (CNDD-FDD), partido no poder, ter decidido, a 26 de abril último, designar o Presidente Burundês cessante, Pierre Nkurunziza, como o seu candidato um terceiro mandato a estas eleições presidenciais, para cumprir um terceiro mandato à revelia da Constituição.

Na semana passada, agências da ONU no terreno indicaram que, em abril último, a violência pré-eleitoral no Burundi levou mais de 50 mil pessoas a buscarem refúgio nos países vizinhos.

-0- PANA AA/AR/ASA/BEH/SOC/FK/DD 14maio 2015