Bamako, Malia (PANA) – O Secretário-Geral adjunto das Nações Unidas para as Operações de Paz, o Francês Jean-Pierre Lacroix, é esperado, neste domingo em Bamako, para uma visita de cinco dias ao Mali, soube a PANA de fonte segura.
Durante os cinco dias desta visita, Jean-Pierre Lacroix avaliará a prorrogação, por um ano, do mandato da Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização do Mali (MINUSMA) com as autoridades da Transição no Mali, precisa a fonte.
Tal prorrogação foi adotado pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas, disse a fonte.
A 14 de julho último, o Governo da Transição do Mali decidiu suspender todas as rotações de contingente militar e policial da MINUSMA, incluindo as já programadas ou anunciadas por razões de segurança nacional.
A visita do Secretário-Geral adjjunto da ONU para as Operações de Paz realiza-se no rescaldo da expulsão, pelo Governo maliano, do porta-voz da MINUSMA, Olivier Salgado, acusado de "publicar informações tendenciosas e inaceitáveis” no Twitter, de acordo com o Governo maliano.
Num comunicado, o Governo citou Salgado como tendo declarado "sem nenhuma prova" que "as autoridades malianas terão sido previamente informadas sobre a chegada, a 10 de julho de 2022, de 49 militares ivoirienses de um voo civil ao Aeroporto Internacional Presidente Modibo Keita”, em Bamako.
-0- PANA GT/IS/FK/DD 24julho2022