Paris, França (PANA) - A Secretária-geral da Francofonia, Louise Mushikiwabo, recebeu, na sede da Organização Internacional da Francofonia (OIF), em Paris, o primeiro-ministro tunisino, Youssef Chahed, com quem discutiu principalmente sobre a próxima cimeira da Francofonia de 2020, em Túnis, soube a PANA de fonte oficial.
Chahed informou a secretária-geral da assinatura próxima de um decreto que cria o Comité de Organização da Cimeira, que lançará oficialmente os preparativos para este importante evento para a Tunísia e a OIF.
A secretária-geral sugeriu que se aproveitasse o Dia Internacional da Francofonia, o 20 de março, para se falar sobre a cimeira de Túnis e a Francofonia em geral, refere um comunicado da OIF.
As duas personalidades analisaram igualmente a necessidade de pensar em eventos paralelos na cimeira, para aumentar as parcerias e as trocas concretas entre os países-membros, nomeadamente, no domínio económico, acrescentou a mesma fonte.
A 17ª cimeira da Francofonia, que terminou a 12 de outubro de 2018, em Erevan, a capital da Arménia, lembre-se, decidiu que a próxima edição será realizada em Túnis, em 2020, ano do cinquentenário da Organização Internacional da Francofonia que tem como membros 88 Estados e governos divididos em 54 plenos, sete associados e 27 observadores.
-0- PANA BM/TBM/DIM/IZ 16fev2019